Você Sabia?  

PSICOLOGIA COGNITIVA
Publicado em: 06/04/2014


O primeiro passo na formação do conhecimento não deveria ser delimitar um objeto de estudo qualquer alheio a nós. O primeiro passo deveria ser estudarmos os processos mentais, as ferramentas que utilizamos diariamente para esmiuçar o curioso mundo ao redor.
Nada é mais importante que entender como nos tornamos conscientes desse mundo que nos cerca. Para isso, vislumbrar o conhecimento como uma figura de linguagem. Os nossos sentidos interpretam o mundo da maneira como podem. Os nossos cérebros percebem esse mesmo mundo também sem fugir às suas essências. Isso torna o conhecimento particular, justifica uma postura humilde e estabelece a necessidade da comunicação. Ao mesmo tempo que pontos de vista diferentes analisam os mesmos objetos, a semelhança entre as nossas ferramentas interpretativas, as quais denominamos cérebros, possibilita esse elo de troca. Psicologia

A psicologia cognitiva estuda a cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento. É uma das disciplinas da ciência cognitiva. Esta área de investigação cobre diversos domínios, examinando questões sobre a memória, a atenção, percepção, representação de conhecimento, raciocínio, criatividade, aprendizagem e resolução de problemas.

Pode-se definir cognição como a capacidade para armazenar, transformar e aplicar o conhecimento, sendo um amplo leque de processos mentais1 .


Contato
sheilapsicopedagoga@hotmail.com
Copyright © - 2011 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Daniela Barbosa
Facebook Twitter