Você Sabia?  

O que é Comunicação Não Verbal ?
Publicado em: 11/04/2014

 O que é Comunicação Não Verbal?

Por Sergio Senna em 25 de março de 2011

O que é Comunicação Não Verbal?

A comunicação é um intenso processo de interação no qual compartilhamos mensagens, idéias, emoções e com o qual podemos influenciar, decisivamente, o comportamento das pessoas. A pesquisa científica atual tem mostrado que a comunicação não verbal pode ter um impacto tão grande ou até mesmo maior do que aquilo que se diz.

Veja o Dr. Sergio Senna explicar aspectos importantes sobre a aprendizagem da interpretação da linguagem corporal.

Conhecer esses aspectos pode fazer bastante diferença na sua aprendizagem sobre a linguagem corporal.

 

Linguagem Corporal vale a pena?

A Comunicação Não Verbal.

De forma geral, quando pensamos em comunicação, damos maior importância à verbalização. Parece que as palavras expressas têm uma concretude que não nos escapa à consciência. No entanto, existem outras dimensões comunicativas que são importantes para a compreensão dos fenômenos da linguagem, dos processos psicológicos e da interação entre os seres humanos.

A comunicação não verbal pode parecer abstrata, misteriosa e dependente de um complexo processo interpretativo. Entretanto, as pesquisas científicas atuais evidenciam que o seu uso competente é tão ou mais importante de que o domínio da linguagem verbal.

É difícil ter plena consciência de sua expressão, uma vez que muitas de suas manifestações estão ligadas ao funcionamento do nosso Sistema Nervoso Autônomo.

Se considerarmos que a compreensão da fala é apenas uma parte do processo comunicativo, torna-se possível entender que expressões e manifestações corporais são elementos essenciais em um processo mais amplo.

 

Os quatro principais campos de estudo da comunicação não verbal.
Os campos de estudo da comunicação não verbal são variados e envolvem todas as manifestações de comportamento não expressas por palavras: os gestos; expressões faciais; orientações do corpo; as posturas; a aparência física; a relação de distância entre os indivíduos; a modulação da voz e, até mesmo, a organização dos objetos no espaço.

 

Áreas da Comunicação Não Verbal

A comunicação não verbal se divide em quatro principais áreas ou campos de estudo:

Proxêmica;
Estudo da aparência física;
Paralinguagem;
Cinésica.
As classificações podem variar um pouco dependendo do autor que a divulgue e você não deve se preocupar muito com isso. Alguns separam o estudo do toque, mas a rigor, se tem movimento (e toque tem) está abrangido pela Cinésica.

A proxêmica estuda como os seres humanos se organizam no espaço. Somos animais territoriais, então nossas salas, nossos objetos podem ser dispostos e utilizados de forma a comunicar significados. Quem já não encarou uma mesa de um chefe que a utilizava como uma “trincheira”?

O estudo da aparência física na comunicação não verbal não deve ser confundido com iniciativas como a Frenologia, ou mais recentemente a Fisiognomia. O que se avalia aqui é o impacto, a impressão que as características físicas causam no observador. Não é traçada nenhuma relação com a personalidade da pessoa que detém as características que estão sendo observadas. Essa é uma diferença fundamental do que se estuda hoje para o que Cesare Lombroso fazia. Para mais detalhes, vaja o artigo: Análise do Comportamento Não Verbal no qual explico que a análise do comportamento não verbal não é mágica. É reconhecer padrões!

A Paralinguagem estuda como as caraterísticas sonoras da voz podem influenciar o significado. Volume, tonalidade, velocidade, inserção de pausas e ruídos influenciam e alteram os significados do que falamos. Se você ainda não tentou realize os nossos testes sobre as características da voz: Testes sobre a voz.

Por fim, a Cinésica estuda tudo que tem movimento. Expressões faciais, posições e gestos são o seu objeto.

Percebeu como esse campo é muito grande e o que costumamos chamar genericamente de linguagem corporal é muito mais amplo e envolve muitas outras dimensões?

A comunicação não verbal sempre exerceu um grande fascínio sobre os seres humanos, pois existe uma aura de mistério em torno das habilidades necessárias para a sua interpretação consciente. Além disso, parece que, no imaginário humano, quando se observa e corretamente interpreta a comunicação não verbal, a pessoa tem acesso à verdade e às emoções efetivamente experimentadas.

Aconselho que você conheça mais sobre esse tema para saber das possibilidades e limitações das técnicas interpretativas hoje existentes.

Um abraço

Sergio Senna


Fonte: http://linguagemcorporal.net.br/comunicacao-nao-verbal/

Contato
sheilapsicopedagoga@hotmail.com
Copyright © - 2011 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Daniela Barbosa
Facebook Twitter