Você Sabia?  

Dispraxia o que é ?
Publicado em: 16/04/2014

 Dispraxia - o que é?

- É uma doença genética, que impede o indivíduo de ter
movimentos corporais normais e controlados. É chamada de
síndrome da “criança desajeitada”, pois essas crianças costumam
quebrar objetos, tropeçar e cair sem motivo aparente. Costuma ser diagnosticada entre os 3 e os 5 anos, nesta fase, o atraso no desenvolvimento é o principal indicador da dispraxia .

As crianças com essa disfunção apresentam problemas de equilíbrio, falta de coordenação motora, dificuldade em se orientar em determinado espaço, dificuldades de aprendizagem, lentidão na hora de falar e falta de força muscular.

Várias são as causas atribuídas a dispraxia, como a hereditariedade, traumas ou lesões sofridos pelo cérebro, que o impedem de funcionar de maneira normal.

Deve ser feito um plano de intervenção, de acordo com as necessidades da criança. Algumas apresentam comportamentos agressivos, devido a serem constantemente rotuladas.O tratamento é feito através de terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia. Essas técnicas irão melhorar tanto os aspectos físicos da criança, como a força muscular e o equilíbrio, e também os aspectos psicológicos, proporcionando mais autonomia e segurança. Deste modo, a criança terá um melhor desempenho nas atividades diárias, relações sociais e saberá lidar com as limitações impostas pela dispraxia. (Fonte: TuaSaúde.com)


Contato
sheilapsicopedagoga@hotmail.com
Copyright © - 2011 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Daniela Barbosa
Facebook Twitter