Você Sabia?  

O que é Percepção Visual
Publicado em: 04/06/2014

 PERCEPÇÃO VISUAL

Percepção visual é a capacidade de observar pormenores importantes e dar significado ao que foi visto. Para isto o aluno precisa desenvolver a compreensão visual de objetos em situações reais que ocorrem na sala de aula, em casa, no bairro e na cidade.

As atividades com o objetivo de desenvolver esta área enriquecem o vocabulário, exercitam a memória visual, estimulam a atenção e a concentração, ajudam no desenvolvimento da linguagem expressiva, potencializam a discriminação visual e a compreensão visual de objetos e imagens, desenvolvem a imaginação e a criatividade em situações diferenciadas.

Para desenvolver a percepção visual a criança tem que ver, sentir e mostrar aquilo que percebeu.

Desta forma, podemos investir em atividades de mobilidade ocular (onde a criança deve acompanhar a movimentação, com os olhos, em diferentes situações que envolvam objetos e pessoas), discriminar objetos por diferentes critérios (forma, cor, tamanhos), ordenar figuras de acordo com critérios estabelecidos de peso, tamanho e comprimento e copiar símbolos das mais diversas formas.

Não podemos esquecer, também, a importância do aluno desenvolver a percepção da figura fundo e a leitura de imagens localizando os estímulos em um todo.

Para isto, podemos utilizar atividades como:

- relacionar imagens reconhecendo as relações de semelhança e diferenças;

- aumentar o vocabulário através de jogos de identificação que definam o uso de objetos;

- identificar as partes de um objeto;

- discriminar um objeto, no meio de vários, trabalhando a percepção da figura fundo;

- apresentar gravuras para os alunos descreverem as cenas contando detalhes e, a partir destas, inventarem histórias;

- apresentar histórias em partes para que os alunos entendam que é importante ver o todo para entenderem o contexto. Nesta atividade podemos incluir detalhes para que os alunos identifiquem;

- discriminar, visualmente, detalhes pequenos em cartazes, objetos, gravuras, folhas xerocadas e no ambiente. Nesta atividade podemos colocar variações em que os objetos ou gravuras analisados mudem de posição ou direção;

- identificar objetos em diferentes posições comparando-os a ponto de achar semelhanças e diferenças;

- oferecer gravuras e desenhos com posições diferentes para que os alunos diferenciem e nomeie a sua posição;

- observar gravuras, letras, números e palavras diferenciando uma da outra e nomeando as diferenças;

- observar grafias diferentes comparando-as e classificando-as;

- listar objetos destacando as suas propriedades como cor, forma, tamanho, entre outras;

- pintar, no papel, situações e objetos iguais e diferentes;

- jogos de 7 erros;

- pintar desenhos de acordo com características indicadas ou que pertencem a uma categoria determinada;

- completar desenhos;

- marcar objetos com a posição errada de acordo com o modelo dado e pintar objetos iguais ao modelo;

- organizar sequencias de gravuras e de acontecimentos diários;

- trabalhar com o calendário;

- associar objetos a sua sombra.

Algumas dicas de jogos e materiais podem ser encontrados em:

Fonte :http://pt.slideshare.net/IsabelAmorim1/livro-de-sugestes-habilidades-de-percepo-visual

http://1drv.ms/1kyEJsl


Contato
sheilapsicopedagoga@hotmail.com
Copyright © - 2011 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Daniela Barbosa
Facebook Twitter