Você Sabia?  

O que é Percepção e Discriminação auditiva
Publicado em: 08/06/2014

 PERCEPÇÃO E DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA

A percepção auditiva envolve a recepção e a interpretação de estímulos sonoros através da audição. Para isto o aluno tem que ter a habilidade para detectar o som, discriminar, localizar, reconhecer, compreender e manter a atenção no estímulo para levá-lo a memória.

A discriminação auditiva é a capacidade de perceber as diferenças entre os sons da fala e sequenciá-los em palavras escritas.

Para ter a capacidade de perceber e discriminar sons o aluno tem que ser capaz de :

- identificar e discriminar os sons do entorno natural e social.

- distinguir lugares silenciosos e com barulho;

- identificar sequencias de acontecimentos escutando sons;

- identificar os diferentes sons de objetos, meios de transporte, animais, etc.;

- selecionar e classificar imagens que tenham os sons selecionados.

- discriminar e imitar sons a partir de uma visão global e parcial;

- explorar as possibilidades sonoras de diferentes materiais;

- identificar as qualidades do som 9alo, baixo, fraco, forte);

- associar sons de objetos a situações da vida cotidiana;

- associar sons aos fonemas correspondentes;

- relacionar objetos por sons diferentes e semelhantes;

- discriminar e reconhecer diferentes fontes sonoras.

Para ajudar o seu aluno o professor precisa sensibilizá-lo para vivenciar os sons de seu entorno natural e cultural, incentivá-lo a descobrir diferentes formas de comunicação, expressão e representação através da discriminação sonora, propor atividades que exijam a decodificação de sons em uma ordem crescente de complexidade e incentivá-lo a explorar e reconhecer instrumentos sonoros e musicais.

Sendo assim, podemos realizar atividades como:

- reproduzir sons do dia a dia pedindo que os alunos identifiquem que som é estes;

- usar palmas para trabalhar o ritmo. Conforme as palmas batidas, pelo professor, os alunos reproduzem os sons de diferentes formas;

- usar músicas infantis que usem a reprodução vocal e de gestos como palminhas, palminhas, o trem maluco, dona aranha, seu lobato tinha um sítio, brilha brilha estrelinha, pombinha branca, bambalalão, entre outras, pois estas permitem usar gestos e rimas nas terminações das frases;

- brincar com rimas;

- quando introduzir as letras, salientar a letra inicial. Com o tempo salientar a letra inicial e final;

- usar exercícios de associar gravuras e objetos que iniciam e terminam com um mesmo som


Fonte: http://atividadesparaeducacaoespecial.com/

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