Você Sabia?  

O que é Consciência Fonológica
Publicado em: 18/06/2014

 Consciência Fonológica

O QUE É? É a aptidão para refletir e mobilizar conscientemente os sons da fala. Alguns pesquisadores que estudam a consciência fonológica, dizem que há diferentes níveis para a aquisição da mesma, e que alguns desses níveis podem ser adquiridos espontaneamente pelas crianças, enquanto que outros exigem a necessidade de ensino formal.

Segundo pesquisas realizadas – dentre elas, as de Alessandra G. S. Capovilla e Fernando C. Capovilla (2000), “Efeitos do treino de consciência fonológica em crianças com baixo nível sócio-econômico” -, ficou evidenciado que os indivíduos que passam por um treino para desenvolver consciência fonológica têm seu desempenho aumentado no processo de alfabetização em relação aos indivíduos que não tenham passado por esse treino.

De acordo com Capovilla (2007, p. xvi): “A consciência fonológica e o conhecimento das correspondências entre grafemas e fonemas estão para a alfabetização assim como as vitaminas e sais minerais estão para a saúde.”

A mediação da consciência fonológica pode ser apresentada às crianças de maneira lúdica, com jogos e brincadeiras, o que torna a aprendizagem divertida. Quem trabalha com crianças sabe o quanto esses momentos são importantes.

Portanto, é preciso que o professor alfabetizador busque um conhecimento aprofundado sobre este tema através de literaturas específicas(confira nas referências) para poder facilitar a caminhada em busca da leitura e da escrita.


Fonte: Solange Mool

Contato
sheilapsicopedagoga@hotmail.com
Copyright © - 2011 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Daniela Barbosa
Facebook Twitter