Você Sabia?  

Transtorno Obsessivo Compulsivo
Publicado em: 25/06/2014

 
TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

O transtorno obsessivo compulsivo pode ser definido como obsessões e pensamentos que surgem repetitivamente e contra a vontade do sujeito os quais levam a compulsões, ou seja, comportamentos repetitivos sem sentido real.

As obsessões levam a rituais e estes rituais acabam sendo acompanhados de uma ansiedade excessiva. Quando o ritual é interrompido, o indivíduo chega a um grau tão alto de ansiedade que pode manifestar irritabilidade ou até agressividade.


Alguns rituais desaparecem ao longo da vida devido a maturidade do sujeito. Contudo, em muitos casos, estes persistem porque são tolerados pela família ou não tratados desde o inicio da sua manifestação.

Algumas manias todos nós temos mas a partir do momento que estas manias e rituais, começam a interferir na vida de um indivíduo, família e escola tem a responsabilidade de buscar ajuda.

Os primeiros sintomas aparecem por volta dos nove anos e meio nas meninas e por volta doa onze anos nos meninos. Os rituais vão se desenvolvendo de maneira gradual e, inicialmente, podem passar desapercebidos por pais e professores.

Se observarmos a história familiar, vamos encontrar algum traço de caráter compulsivo ou obsessivo em algum familiar.

As obsessões e compulsões em crianças não diferem das dos adultos mas se apresentam de forma diferente.
As obsessões mais comuns são: relacionadas a danos e riscos potenciais que envolvem preocupações com a sujeira, germes e segurança. Estão sempre lavando as mãos, esfregam tanto que acabam causando danos a pele, não comem e nem bebem em copos ou talheres que não sejam os seus, tomam banho excessivamente, trocam de roupa toda hora, verificam se a porta foi fechada ou o gás desligado inúmeras vezes, tiram todos os aparelhos da tomada por medo de incêndio e assim por diante.
Em relação as compulsões podemos notar o lavar as mãos om frequencia extremamente exagerada, manipular objetos, comer coisas estranhas, rituais para dormir, comer e sair de casa, só conseguir evacuar se contar todos os azulejos do banheiro e assim por diante.
Os indivíduos com este transtorno tem uma inteligência na média, ou acima da média, e as obsessões e compulsões aparecem ao mesmo tempo, o que leva a instalação de sentimentos de culpa pois não conseguem interromper estes rtuais e suas atitudes acabam perturbando o ambiente familiar e escolar.

Alguns indivíduos vão necessitar de medicação específica para lutar com os sntomas mas acompanhamento psicológico é imprenscindível.


Fonte: http://atividadeparaeducacaoespecial.com/inclusao-transtorno-obsessivo-compulsivo/

Contato
sheilapsicopedagoga@hotmail.com
Copyright © - 2011 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Daniela Barbosa
Facebook Twitter