Você Sabia?  

O que é PEI ?
Publicado em: 29/06/2016

O PEI (Plano de Ensino Individualizado) é uma possibilidade onde o conteúdo a ser trabalhado passa por um processo de personalização, considerando o que é relevante para cada aluno. A escola e a família podem trabalhar juntos desde a escolha desse conteúdo e habilidades, até a forma de trabalhar.

PEI  plano de ensino individualizado

O PEI deve reunir as metas imediatas e as de longo prazo, prever estratégias pedagógicas que favoreça o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno em questão. Não deve se ater apenas as áreas não acadêmicas, mas também focar nas habilidades sociais que envolvem desde a comunicação funcional ao comportamento adequando em cada ambiente, visando sempre sua faixa etária e seu comprometimento cognitivo.

Também deve ser um plano de acompanhamento onde sejam registrados os objetivos atingidos em cada período. O ideal é que esse objetivo seja fracionado e a cada etapa determinada seja reavaliado.

Uma forma de registrar esse acompanhamento é:

marcar a habilidade/conteúdo trabalhado
identificar os dias e estratégias utilizados para esse trabalho
criar uma legenda onde aponte os níveis de resposta. Por exemplo: realiza com ajuda, sem ajuda, não realiza ou não foi trabalhado. Aqui no Projeto Amplitude nossa legenda é: Não aplicado (NA) / plenamente atingido (PLE) / parcialmente atingido (PAR) / em processo de aquisição (EP).

Infelizmente poucas escolas utilizam o PEI na avaliação e acompanhamento dos estudantes. Sinto informar que nesses anos de Projeto Amplitude apenas uma criança tinha esse recurso em uso na escola e mesmo assim sem a participação da família ou terapeutas. É uma grande pena porque essa ferramenta é de grande valia para que a conclusão saia do papel e do discurso e vire prática.


Fonte: http://www.projetoamplitude.org/blogpedagogia/pei/

Contato
sheilapsicopedagoga@hotmail.com
Copyright © - 2011 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Daniela Barbosa
Facebook Twitter