Você Sabia?  

Distúrbios de Aprendizagem e Processamento Auditivo Central
Publicado em: 07/03/2013

Portadores de Déficit do Processamento Auditivo Central - DPAC possuem uma nova opção de tratamento Escrito por Kendra Chihaya
Qua, 20 de Fevereiro de 2013 21:45


Pesquisadores da Universidade do Kansas - EUA desenvolveram um novo programa de
terapia para tratamento do transtorno que atinge 7% das crianças em idade escolar
ocasionando sérias dificuldades de aprendizagem
O Centro de Estudos de Distúrbios da Comunicação em parceria com o Centro de Estudos da
Família e Serviços Humanos da Universidade do Kansas nos EUA, após diversas pesquisas e
testes, está oferecendo uma nova opção de tratamento para o Déficit do Processamento
Auditivo Central - DPAC.
O programa de tratamento desenvolvido pelos cientistas, fonoaudiólogos e médicos da
Universidade do Kansas, chamado de EARSS (Enhancing Auditory Responses to Speech
Stimuli ), utiliza as respostas auditivas para os
estímulos de fala como base do tratamento, adaptando as práticas terapêuticas de cada
paciente com base nas evidências de diagnóstico do transtorno de cada caso.

Antes de iniciar o programa EARSS, as crianças são submetidas a um pré-teste para
determinar suas necessidades específicas e assim definir o tempo de tratamento e a melhor
forma de abordar a terapia com cada um.
Após, um médico audiologista acompanhado de um fonoaudiólogo encontra-se com o paciente
uma hora por semana para participar de atividades que melhoram suas habilidades de
processamento auditivo. As escolas em que as crianças estudam também recebem
orientações específicas visando auxiliar o tratamento e melhorar a relação com os alunos.
Segundo Debra Burnett, professor e fonoaudiólogo especialista em DPAC do Centro de
Estudos da Família da Universidade do Kansas, "Em vez de dar as diretrizes gerais para as
escolas, que são capazes de falar sobre as necessidades específicas das crianças e seus
pontos forte. Somos capazes de transmitir aos
educadores estratégias muito específicas para lidar com o transtorno, porque nós começamos
a conhecer as crianças, sabemos de suas dificuldades e acompanhamos o seu progresso."
disse Burnett.
No final do programa é executado um pós-teste para avaliar os resultados obtidos e identificar
as mudanças no paciente. Os pesquisadores, até o momento, viram resultados positivos com
esta nova abordagem para o tratamento do transtorno. Segundo os cientistas, todas as
crianças que passaram pelo programa tiveram melhoras significativas nas áreas tratadas. Em
áreas que os pesquisadores não "trataram", as crianças não apresentaram nenhuma mudança,
mas também não ouve piora do caso. "Com base nesses resultados, nosso programa está
mostrando os primeiros sinais de ser eficaz. Percebemos um benefício direto das crianças
tratadas por este novo programa que integra médicos, fonoaudiólogos, pedagogos e a família.
", disse Burnet
.
Algumas das atividades de treinamento do processamento auditivo desenvolvidas com as
crianças durante o programa de EARSS são:
- Treinamento da fonêmica para trabalhar a capacidade do cérebro de processar sons da
fala;
- Treinamento de palavras em ruído, que busca trabalhar a capacidade do cérebro de
processar a fala com ruído de fundo;
- Treinamento da síntese fonêmica que trabalha a capacidade do cérebro de processar
sons da fala por meio de palavras.
Sobre a Pesquisa
Após participar de uma conferência da American Speech-Language Hearing Association
(ASHA) sobre maneiras de incorporar fonoaudiólogos e outros especialistas em terapia para o
transtorno do DPAC, Burnett e seus colaboradores iniciaram o programa.
Inicialmente sete crianças com idade entre 8 e 14 anos, diagnosticadas com o DPAC foram
selecionadas para o programa que durou em média 06 meses. Após estudos iniciais e testes
as crianças passaram pelo programa desenvolvido. Com resultados positivos o programa foi
estendido a toda comunidade do Kansas que foram diagnosticadas com o transtorno. Após um
ano e meio de implantação do programa, os envolvidos relatam resultados extremamente
positivos.
Os pesquisadores, que estão preparando os resultados numéricos do programa, agora
planejam publicar os dados em revistas especializadas, além de continuar oferecendo o
programa à população, sempre visando melhorar a terapia aplicada.
Sobre o DPAC
Considerado uma neuropatia auditiva, sendo uma falha do sistema nervoso central, o Déficit do
Processamento Auditivo Central - DPAC é uma falha na percepção auditiva, mesmo em
pessoas com audição normal. Totalmente diferente da perda auditiva, em geral está associado
a dificuldades de aprendizagem e a dislexia. Neste sentido, o DPAC está relacionado com a
maneira com que o cérebro decodifica e processa as informações recebidas. Pessoas com
este distúrbio auditivo escutam os sons, mas têm dificuldades de entendê-los, armazená-los e
localizá-los. As informações são ouvidas normalmente, mas há uma deficiência neurológica
que prejudica a compreensão das informações.


Fonte: www.winaudio.com.br

Contato
sheilapsicopedagoga@hotmail.com
Copyright © - 2011 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Daniela Barbosa
Facebook Twitter