Você Sabia?  

Acalculia
Publicado em: 25/03/2014

 Acalculia

Pesquisadores comprovam que os distúrbios neurológicos caracterizados como alterações apresentadas por dificuldades significativas, tanto na fala, na leitura, na escrita, no raciocínio ou em outras habilidades matemáticas, podem acontecer em crianças, adolescentes e adultos. As Acalculias são alterações causadas por disfunção do sistema nervoso central. Portanto manifestam-se após lesão cerebral, ocorrendo quando as habilidades cognitivas já haviam se consolidado.


Segundo Garcia(1998) “ acalculia é um transtorno relacionado com a aritmética adquirido após uma lesão cerebral, sabendo que as habilidades já haviam se consolidado e desenvolvido.”


Alterações causadas pela Acalculia de acordo com Gil (2005):
· Anaritmetia: acalculias primárias, associadas a lesões do hemisfério esquerdo parieto-temporais e parieto-occipitais que afetam a execução das operações aritméticas.


· Acalculias Afásicas: associadas a lesões que afetam mais o hemisfério esquerdo, observadas em casos de alexias e agrafias numerais. Perde a leitura e a grafia de números.


· Acalculias Espaciais: associadas a lesões do hemisfério direito, especialmente parieto-occipitais, mas também lesões bi-hemisféricas. Conserva o princípio do cálculo mental, mas altera a disposição espacial dos números escritos.


Para um diagnóstico e tratamento adequado há a necessidade do auxílio de profissionais especializados .Um psicopedagogo pode ajudar a elevar sua auto-estima valorizando suas atividades, descobrindo qual o seu processo de aprendizagem através de instrumentos que ajudarão em seu entendimento.
Os jogos irão ajudar na seriação, classificação, habilidades psicomotoras, habilidades espaciais, contagem.
O uso do computador é bastante útil, por se tratar de um objeto de interesse da criança.


O neurologista irá confirmar, através de exames apropriados, a dificuldade específica e encaminhar para tratamento. Um neuropsicologista também é importante para detectar as áreas do cérebro afetadas.
Algumas sugestões para utilizar em uma sala de aula:
· Importante conscientizar os pais ou responsáveis.
· Não force o aluno a fazer as lições quando estiver nervoso por não ter conseguido.
· Fortalecer a tolerância.
· Incentivar a cooperação entre os alunos.
· Elogiar seus progressos.
· Atualizar-se constantemente e trabalhar em conjunto com psicólogos e pedagogos, sempre que possível.


Fonte: Ticiane Antunes Perin

Contato
sheilapsicopedagoga@hotmail.com
Copyright © - 2011 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Daniela Barbosa
Facebook Twitter